Apresentação

Com o objetivo de gerir a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) de forma planejada, participativa e sustentável, nos próximos anos,  apresentamos aqui a proposta de elaboração de um novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O PDI 2013-2017 da Ufes refletirá a expressão de um intenso diálogo e a construção de consensos possíveis entre os diversos setores da comunidade universitária e a sociedade na qual está inserida, estabelecendo-se como instrumento orientador das ações e decisões institucionais em um horizonte que se estende por mais de uma gestão. Com isto, buscamos evitar a descontinuidade das iniciativas derivadas da gestão universitária na Ufes.

Na elaboração do PDI, a Instituição tem por meta apreender e promover a convergência possível e necessária para o seu desenvolvimento, respeitadas a diversidade e a divergência crítica próprias à comunidade Ufes.

Na busca da qualidade e da consistência das propostas, mobilizaremos a riqueza de informações, a capacidade de análise e a criatividade espalhadas por todos que trabalham, estudam e relacionam-se com a Universidade. O foco comum potencializará resultados e multiplicará a capacidade da Instituição para atingir os seus objetivos.

Os princípios e os caminhos norteadores do desenvolvimento da Ufes resultantes deste processo serão aqui apresentados sob a forma de compromisso coletivo com a ação, o acompanhamento e a avaliação da Universidade que todos ajudarão a projetar.