Documento de Apoio

Neste documento apresentamos um panorama quantitativo de alguns aspectos fundamentais de contextos específicos nos quais a instituição está inserida. Ele está dividido em seções que apresentam, em determinados momentos, por meio de indicadores, as situações do mundo, do Brasil e do Espírito Santo, e em especial, a situação da Ufes no Brasil e no Espírito Santo. Do ponto de vista de políticas públicas, os indicadores são instrumentos que possuem como finalidade principal traduzir de forma mensurável, determinado aspecto de uma realidade dada (situação social) ou construída (ação de governo), de maneira a tornar operacional a sua observação e avaliação. É um recurso metodológico.

Por este motivo, estes indicadores foram divididos em categorias específicas que representam os mais diversos contextos onde a Universidade se insere: Político-Institucional; Social; Econômico; Educacional; Científico, Tecnológico e de Inovação; e, cultural. Por meio de gráficos, tabelas e outras formas de síntese de dados, procuramos organizar informações importantes que sirvam de apoio à elaboração do PDI 2013-2017.

Acompanham, também, este documento, o Plano de Desenvolvimento do Espírito Santo 2025, o Plano Estratégico do Espírito Santo 2011-2014, o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo/PROEDES e as instruções para elaboração de  Plano de Desenvolvimento Institucional/MEC.

Arquivo: