Seminário

Visando dar continuidade ao processo de reestruturação do seu sistema de planejamento, a Ufes  realizou  o Seminário de Alinhamento de Gestão, ocorrido nos dias 28 e 29 de junho de 2012, no Auditório do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas. Esta ação contou com a participação de todas as unidades gestoras representadas pelos seus gestores diretos.

Como resultado desta primeira ação emergencial foram levantados os Macroprocessos Críticos que permeiam as atividades meio e são executados pelas diversas Unidades da UFES: Compras; Matrícula e Registro Acadêmico; Gestão de Pessoas; Infraestrutura; Orçamento e Finanças; Sistemas de Informação; e, Contratos.

Estes Macroprocessos tiveram identificados e validados seus problemas, sendo elaboradas as Ações Respostas para os mesmos. A partir daí foram construídos os Planos de Ação, pelos Grupos de Trabalho constituídos no Seminário, que se reuniram de forma sistemática para, coletivamente, buscar a melhor forma de otimizar os Macroprocessos Críticos.

É importante destacar que a continuidade deste processo, por meio da realização do Seminário de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2013-2017, tem por base a crença de que o sucesso do planejamento de uma instituição transcende a mera elaboração de planos. Em uma Universidade, planejar é mais que isto: é propor, executar, criticar e recomeçar, sempre. Só assim é possível transformar sonhos em ações que, concretizadas, conduzem nossa estimada Universidade Federal do Espírito Santo à posição de excelência em todos os níveis.